Chamamento Público para pautas no TMI no primeiro semestre é cancelado

Teatro Municipal de Ilhéus
Maurício Maron

Está cancelada a Chamada Pública de Construção de Pauta do Teatro Municipal de Ilhéus para o primeiro semestre de 2019. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município, mas não há maiores explicações a respeito da decisão. De acordo com a publicação, os proponentes que se sentirem prejudicados poderão apresentar pedido de reconsideração por meio eletrônico através do e-mail: cultura@ilheus.ba.gov.br ou por meio do Formulário de Apresentação de Reconsideração, também publicado no DO.

Em dezembro, quando o edital foi anunciado, o secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, disse que o objetivo do edital era colaborar com a política de transparência e democratização do acesso de artistas e produtores aos projetos e pautas nos Teatro Municipal, bem como difundir o fazer das mais diversas artes em espaço cênico destinado a este fim. 

O chamamento de construção de pautas do teatro, denominado de edital Pauta Livre tinha por finalidade a seleção de propostas de teatro (auto, comédia, drama, farsa, melodrama, ópera, monólogo, revista, stand-up comedy, musical, surrealismo, tragicomédia, teatro infantil, teatro de fantoches, teatro de sombras), dança (ballet, salão, break, contemporânea, dança do ventre, moderna, flamenco, frevo, hip hop, jazz, kuduro, lambada, salsa, samba, sapateado, tango) e música (afro, músicas de câmara, erudita e folclórica, samba, pagode, gospel, pop, blues, rock, rap, MPB, jazz e reggae).

As pautas do teatro compreenderiam de quarta-feira a domingo, no período de 1º de março a 21 de junho de 2019. Seriam selecionados espetáculos de teatro infantil e de adulto, dança e música, inéditos ou já estreados. As propostas selecionadas teriam isenção da taxa de agendamento e não receberiam quaisquer ajuda financeira por parte do município, mas ficariam condicionadas à divisão de bilheteria. Cada proponente poderia marcar até quatro pautas, sequencialmente, ou de forma alternada.